Tapping 2 – A História do Tapping nos Meridianos

0 Flares 0 Flares ×
Liberdade

Liberdade

Para que tenhamos mais conhecimento da origem desta técnica maravilhosa, que está ajudando muitas pessoas a liberarem-se de emoções bloqueadas (que causam os mais diversos problemas a nível físico, mental e emocional), vamos relatar, a seguir, uma breve História do Tapping nos Meridianos, do ebook “A Solução Tapping”:

“A História do Tapping nos Meridianos:
Uma descoberta acidental leva a uma Revolução na Cura.

Sabemos que os humanos têm explorado os potenciais de cura esfregando ou pressionando em certos pontos do corpo, por aproximadamente 5.000 anos. O tratamento destes pontos faz parte da antiga história médica de muitas culturas, particularmente da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que utiliza agulhas para estimular estes pontos da Acupuntura.

Através dos anos, aqueles indivíduos interessados em trazer alívio e cura às pessoas estudaram estes conceitos. Eles esfregavam, sondavam, golpeavam, apertavam, e ao mesmo tempo observavam o que restaurava o equilíbrio e o bem-estar…e o que não o fazia, e eles passavam suas descobertas de geração à geração.  Podemos assumir que foi assim que a Acupuntura desenvolveu-se, quando alguém descobriu que perfurando pontos específicos no corpo com agulhas afiadas, poderia aliviar determinadas condições ou doenças.

No entanto, foi somente à partir da última parte do século XX, que os cientistas ocidentais começaram a olhar a medicina chinesa e os benefícios da Acupuntura com seriedade. Um desses cientistas foi George Goodheart Jr., um quiroprático. Goodheart explorou a conexão entre os meridianos associados com certas partes do corpo e doenças físicas, e conscientizou-se de que o estado emocional de um paciente afetava a resposta e força dos músculos. Ele, então, desenvolveu o que hoje é conhecido como teste muscular ou Cinesiologia Aplicada, uma técnica amplamente utilizada.

John Diamond, um psiquiatra, tornou-se um dos estudantes de Goodheart, no começo dos anos 70. Ele começou a utilizar o teste muscular na sua clínica e descobriu que podia identificar problemas psicológicos centrais com mais rapidez. Ele usava afirmações enquanto estimulava certos meridianos, para ajudar seus pacientes a alcançarem alívio emocional, e foi capaz de descobrir, testando com seus clientes, que estados emocionais particulares eram associados a cada meridiano de Acupuntura.

A grande revolução veio em 1979, com um psicólogo chamado Roger Callahan, que estudou a Cinesiologia Aplicada com Goodheart e Diamond, e uma paciente com uma fobia extrema da água. O medo de Maria pela água controlava sua vida e a mantinha afastada de muitas atividades diárias. Ela era incapaz de levar suas filhas à praia ou até mesmo dirigir perto do mar; ela ficava apavorada quanto chovia e não podia nem mesmo resistir a visão da água na TV. Ela tinha pesadelos vívidos envolvendo água.

Dr. Callahan e Maria estavam trabalhando neste problema juntos durante um ano e meio. Embora ela tenha encontrado maneiras para lidar com o intenso medo e dor emocional, ela não conseguir livrar-se da fobia. Callahan tentou todas as técnicas de redução de ansiedade à sua disposição, e ele possuia muitas, mas sem sucesso.

Um dia Mary reclamou sobre dores estomacais – uma reação comum na “boca do estomago” – cada vez que pensava sobre a água. Dr. Callahan sabia que existe um ponto de Acupuntura diretamente abaixo dos olhos e do osso zigomático (na parte superior da bochecha), que está relacionado com o meridiano do estomago, de acordo com a medicina tradicional chinesa. Ele pediu a ela que golpeasse neste ponto, pensando que isto poderia diminuir as dores estomacais.

Maria bateu no ponto indicado, e esta pequena ação mudou a história desta terapia! A resposta parecia miraculosa para ambos, Maria e o Dr. Callahan.  Suas dores estomacais desapareceram. Mas, mais surpreendente, sua fobia da água também sumiu. Ela correu para a piscina, ajoelhou-se e começou a molhar-se com água, regozijando-se com sua liberdade, redescoberta, do medo que a imprisionou durante toda sua vida. Tão estranho como pareceu ser naquela época, o resultado foi que, apenas golpeando no seu osso superior da bochecha, enquanto falava sobre seu medo da água, eliminou este medo – permanentemente!

Mais adiante, Callahan explorou o uso do Tapping em outros pontos dos meridianos, para tratar outros medos e fobias e, eventualmente, desenvolveu uma técnica que se tornou conhecida como “Thought Field Therapy” (TFT ou Terapia do Campo do Pensamento). Ele descobriu que existiam certos padrões de pontos de Tapping que funcionavam bem para problemas específicos, e publicou estes procedimentos de Tapping, ou algoritimos, para que formas avançadas de diagnósticos não fossem obrigatórias em todos os casos.

Vários alunos de Callahan expandiram a pesquisa e desenvolveram técnicas que não precisavam testar os músculos ou usar algoritmos. A Dra. Patricia Carrington foi um destes pioneiros, que desenvolveu uma técnica de Tapping que deliberadamente não utilizava nenhuma técnica de diagnóstico, tal como o teste muscular, e ao invés disso, faziam os pacientes realizarem um circuito de Tapping nos pontos de Acupuntura, enquanto pensavam sobre um problema presente. Depois ela desenvolveu o seu ´Choices Method´(Médodo de Escolhas), que tem tido um papel fundamental em trazer mais aceitação e melhores resultados ao método do Tapping.

Gary Craig também estudou com o  Dr. Callahan, aprendendo os procedimentos do TFT. Craig começou a observar alguns problemas com o TFT, aspectos que ele viu serem complicações desnecessárias e, em meados dos anos 90, desenvolveu o EFT ou ´Emotional Freedom Techniques´(Técnicas de Libertação Emocional), como uma versão simplificada e melhorada dos conceitos do TFT do Dr. Callahan.

Gary Craig criador do EFT

Gary Craig criador do EFT

Craig observou vários cenários nos quais o problema era incorretamente dignosticado usando TFT, ou o profissional golpeava os pontos dos meridianos em uma ordem errada, e mesmo assim o paciente era curado. Baseado nestas observações, ele conclui que não importava em que ordem os pontos dos meridianos eram golpedos. EFT tem uma sequência básica e simples de pontos para golpear, não importa em que situação. Ele não requer de testes musculares complicados. É simples de administritar e fácil de dominar.

Enquanto Carrington e Craig continuam a ser os líders no campo, muitos outros profissionais ramificaram-se e desenvolveram suas próprias variações, que agora nós abarcamos sob o conceito comum de “Tapping nos Meridianos”.

Devido a tudo isso, milhares de pessoas têm utilizado o Tapping nos Meridianos para doenças e para resolverem problemas emocionais. Os profissionais que usam o Tapping estudam as técnicas e são treinados para assumirem casos mais complicados e difíceis, e estes profissionais dedicados relatam mais aplicações com sucesso diariamente. Mais e mais pessoas estão descobrindo e explorando o Tapping nos Meridianos. Muitas pessoas ao redor do mundo estão descobrindo como o Tapping pode mudar suas vidas.”

Tapping com Mona Lisa

Tapping com Mona Lisa

Então, podemos ver que o Tapping (ou EFT) já está entre nós há mais de três décadas, sendo utilizado e pesquisado por vários cientistas, médicos, psicólogos e profissionais afins, que buscam realmente aliviar a dor física e psicológica dos seus pacientes.

Vários congressos e seminários são realizados no mundo inteiro, e resultados fantásticos são apresentados pelas várias testemunhas que se beneficiam com esta técnica.

Você também pode beneficiar-se com o Tapping nos Meridianos, pois esta técnica veio para ficar e melhorar nossas vidas para um despertar no Amor, na Paz, na Compreensão, na Abundância e na Felicidade!

Você gostaria de praticar Yoga no conforto do seu lar? Assista GRATUITAMENTE uma aula Curso Online YOGA PRA VOCÊ da consagrada Miryam Both e aproveite o desconto de 50%!

Tenha mais saúde e flexibilidade
Você assite as aulas nos horários e locais que desejar!
Plataforma moderna contendo as vídeo aulas.
ASSISTIR E CONHECER O CURSO!
 
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Comments

  1. By Lily Dirus

  2. By Maura Angelina

  3. By Lily Dirus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×