Ondas Cerebrais e a sua Saúde

0 Flares 0 Flares ×
Ondas cerebrais

Ondas cerebrais

Cada segundo de cada dia seu cérebro está gerando algo chamado “ondas cerebrais”, que são basicamente impulsos elétricos enviados pelas células nervosas no seu cérebro.  As ondas cerebrais podem ser medidas e estudadas usando uma máquina chamada eletroencefalograma.

Devido a que já foram devidamente estudadas, sabemos que existem diferentes padrões para apresentar estas ondas, e estes padrões são um reflexo direto dos seus pensamentos, sentimentos, estados de ânimo, saúde, etc.

Existem cinco categorias principais de padrões de ondas cerebrais

Vamos começar com aquele em que você se encontra agora, que é Beta.

Ondas Beta são associadas com estar alerta, trabalhando e, também, em estado de estresse. É o nosso estado desperto diário. Não é designado para o aprendizado. (Frequência: 14-39.9 Hz)

Ondas Alpha são mais lentas que as Beta e indicam um relaxamento profundo. Aprendizagem rápida pode acontecer aqui. É também a ponte entre sua mente consciente e a inconsciente, então ela também está associada com ser intuitivo. Você pode induzir este estado através da meditação, relaxamento ou um transe leve.(Frequência: 8-13.9 Hz)

As Ondas Theta são mais lentas ainda e são geralmente ´experienciadas´ quando você está deixando-se levar pelo sono, acordando ou quando sonha.  As Ondas Theta são associadas com o aumento de criatividade, cura acelerada e são designadas para integrar suas experiências emocionais e mudanças de comportamento – hábitos. Este é o nível do subconsciente que retém alguns dos programas mais profundos do seu comportamento (Frequência 4-7.9 Hz)

As Ondas Delta são as mais lentas e são normalmente ´experienciadas´ durante o sono profundo, sem sonhos, e meditação muito profunda. As Ondas Delta são associadas com a cura acelerada, aumento de produção hormonal (crescimento hormonal é responsável por reverter ou reduzir problemas de saúde relacionados à idade) e com o acesso ao seu subconsciente, não disponível de nenhuma outra maneira (Frequência: 1-3.9 Hz)

Ondas Gamma são as mais rápidas, associadas com alta atividade mental (não pensando normalmente ou resolvendo algum problema) e podem incluir flashes brilhantes e explosões repentinas de percepções, assim como momentos de foco extremo e concentração. (Frequência: 40-100n Hz)

Gráfico ondas cerebrais

Gráfico ondas cerebrais

Agora, é importante lembrar-se que o cérebro está sempre produzindo múltiplas ondas cerebrais, simultaneamente, durante o curso de um dia típico. Sua habilidade de concentrar-se, planejar, sentir ou fazer praticamente qualquer coisa está intimamente ligada à mistura das ondas cerebrais que o seu cérebro está produzindo a qualquer momento. Você está no seu melhor momento quando suas ondas cerebrais estão perfeitamente alinhadas com o que está fazendo.

Fracassos, confusão, estresse, ansiedade e outros comportamentos destruidores do sucesso são muitas vezes causados pela mistura errada de ondas cerebrais na sua cabeça, durante suas atividades.

O problema surge quando uma onda cerebral começa a dominar na maioria do tempo, o que é exatamente o que está acontecendo agora. Nossa cultura que pensa e se estressa em excesso está forçando nossos cérebros a manterem-se no padrão da onda Beta, mais do que foram designados para tal.

Isto significa que nossos cérebros não estão tão saudáveis como poderiam estar. Imagine um carro. O que aconteceria se ele estivesse na primeira marcha e movendo-se a 50k por hora? O motor queimaria! Isto é o que acontece com o cérebro se ele fica preso em Beta mais do que deve.

Mas, por quê você quer um cérebro saudável?

Em primeiro lugar, pessoas com cérebros saudáveis e equilibrados são:
Mais criativas
Mais relaxadas
Sofrem menos de ansiedade e estresse (e portanto, menos problemas mentais em geral).
Mais focadas, aguçadas e mais capazes de resolverem problemas.
Elas não são afetadas por doenças relacionadas à idade (como pressão alta) e, aparentam e sentem-se mais jovens.

Você agora entende que para tornar-se uma pessoa de sucesso precisa certificar-se de que seu subconsciente está de acordo com o seu objetivo. Para isto você tem que reprogramá-lo.

Então, qual é a pior onda cerebral para reprogramar o seu cérebro? O padrão de onda Beta, o qual é precisamente aquele no qual estamos presos a maior parte do tempo.

No subconsciente encontram-se todas as programações que nos impedem de viver uma vida plena, livre e feliz.

Existem vários métodos e técnicas que são utilizadas para reprogramar o subconsciente, mantendo o cérebro em ondas mais adequadas para tal (as mais lentas),como por exemplo, a meditação, os mantras, as afirmações, a auto-hipnose, o relaxamento profundo, o Tapping nos Meridianos (EFT – Emotional Freedom Techniques) e outros.

Meditação

Meditação

Portanto, mãos à obra e vamos começar a concentrar-nos mais no nosso interior, onde está toda a Verdade e todo o Poder de Transformação para uma vida melhor e com mais Felicidade.

Você gostaria de praticar Yoga no conforto do seu lar? Assista GRATUITAMENTE uma aula Curso Online YOGA PRA VOCÊ da consagrada Miryam Both e aproveite o desconto de 50%!

Tenha mais saúde e flexibilidade
Você assite as aulas nos horários e locais que desejar!
Plataforma moderna contendo as vídeo aulas.
ASSISTIR E CONHECER O CURSO!
 
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

No Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×